quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Três grandes atletas da história do Flamengo

A pedidos de torcedores do maior clube rubro-negro do planeta, apresento, aqui, uma lista de três atletas que marcaram história no Flamengo:    

1 - Raúl Plassmann    




Dois anos após ter conquistado a tão disputada Taça Libertadores da América, em 1976, pelo Cruzeiro, competição essa que, até então, só havia sido conquistada pelo Santos de Pelé, Raúl se transferiu para o Flamengo. Próximo de sua aposentadoria, mas ainda preciso em suas defesas, Rául era a voz da experiência em um Flamengo formado por jovens como Zico, Júnior, Leandro e companhia. Embora não costumasse a dar espetáculos, era um goleiro inteligente, disciplinado, eficiente e bastante equilibrado emocionalmente. Além disso, sabia sair da área como poucos, característica rara entre a maioria dos goleiros da época. Fez parte de umas das equipes mais fortes da história do Flamengo que, não à toa, conquistou dois títulos estaduais (78 e 79), três do Campeonato Brasileiro (80, 82 e 83), uma Taça Libertadores (81) e um Mundial de Clubes (81). Infelizmente, não teve oportunidade de defender a Seleção Brasileira. Certa vez, declarou que preferia treinar pouco e jogar muito. Dizem que essa declaração influenciou a convocação de Telê Santana para a Copa do Mundo de 1982, ano no qual Raúl estava liderando o todo poderoso rubro-negro.    

2 - Rondinelli   


   

Rondinelli era o típico jogador que tem uma vontade de vencer maior do que a da própria torcida. Apelidado de "Deus da raça", consequência de sua enorme disposição e garra dentro das quatro linhas, tinha um enorme amor à camisa. Chegou ao Flamengo em 1974 e, dois anos depois, quando conquistou a posição de titular, se tornou um verdadeiro ídolo dos rubro-negros. Foi premiado com a Bola de Prata da revista Placar em 1978 e, assim como Raúl, fez parte do elenco que conquistou o título mais importante da história do Flamengo: o Mundial Interclubes de 1981.  Muitos consideram Rondinelli e Mozer os melhores zagueiros que o clube carioca já teve até hoje. Para quem não se lembra, o vídeo abaixo mostra o importantíssimo gol de Rondinelli, que resultou no título carioca de 1978 sobre o Vasco.    

  

3 - Nunes  

Conhecido mundialmente como Artilheiro das Decisões, muito devido aos dois gols que marcou na decisão do Mundial Interclubes de 1981, estreou pelo Flamengo em 1980. Sua raça e seu aguçado faro de gol fizeram com que logo se tornasse um dos grandes ídolos da torcida rubro-negra. Nunes não só fazia muitos gols, mas gols decisivos, tendo sido extremamente importante na conquista de quatro importantes títulos: o Campeonato Brasileiro de 1980, o Estadual e o Mundial Interclubes de 1981 e o Campeonato Brasileiro de 1982. Nunes atuou pelo Flamengo durante 8 anos, participando de 214 jogos e marcando 99 gols.  Relembre os gols de Nunes contra o Liverpool no Mundial de Clubes.



Matéria dedicada, especialmente, à Doutora Denise. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário